Telebras

Telecomunicações Brasileiras S.A.

Telebras é a sigla para Telecomunicações Brasileiras S.A.. Trata-se de uma sociedade anônima aberta, de economia mista, instituída em novembro de 1972, nos termos da Lei nº 5.792, e vinculada ao MC.

Destituída em 1998, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, por conta do processo de privatização das empresas estatais de telefonia, a Telebras foi reativada, oficialmente, em 2010, pelo governo de Luís Inácio Lula da Silva.

Após a reativação, a Telebras passou a ser responsável, principalmente, pela gestão do PNBL, pela implementação das infraestruturas de fibra ótica da Petrobras e da Eletrobras, além de apoiar e suportar políticas públicas em banda larga. Anteriormente, a empresa foi uma sociedade gestora de participações sociais (holding) que administrava as prestadoras estatais de serviços de telefonia que atuavam no Brasil, além da Embratel.

Fornecer infraestrutura a serviços de telecomunicações prestados por empresas estatais, privadas e entidades sem fins lucrativos e oferecer acesso dedicado à internet a empresas que possuem autorização expedida pela Anatel são os principais serviços prestados pela Telebras.