Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre
REC é o código IATA para o “Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre” (código ICAO: SBRF). Trata-se do principal terminal aeroportuário do estado de Pernambuco. Localizado na Zona Sul do Recife, o aeroporto, juntamente com o de Petrolina e o de Fernando de Noronha, integra, via transporte aéreo, o estado nordestino ao restante do país e do mundo.
Sua construção antecede a II Guerra Mundial, sendo o seu nome oficial concedido em 2 de julho de 1948, quando o então presidente Gaspar Dutra assinou o decreto que regulamentou o funcionamento e transformou o aeroporto do Recife em Guararapes – uma referência ao acontecimento histórico da Batalha dos Guararapes, ocorrida no período colonial. A nomenclatura voltou a sofrer alterações em dezembro de 2001, quando a Lei nº 10.361 instituiu o atual nome de Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.
Em 2006, foi inaugurado o novo terminal de passageiros – com a reforma o número de balcões de check-in aumentou de 24 para 64 e a forma de controle foi modernizada. A área de lazer/compras também sofreu reformulações e passou a seguir o padrão de Aeroshopping. Atualmente, o aeroporto atende um fluxo de 16 milhões de passageiros por ano (domésticos e internacionais), além de operar 24 horas por dia oferecendo conforto e segurança.