International Civil Aviation Organization
ICAO é a sigla de International Civil Aviation Organization (Organização da Aviação Civil Internacional), um órgão que, falando de um modo mais simplificado, tem a responsabilidade de padronizar a aviação civil internacional, estabelecendo princípios e técnicas que garantam a segurança do transporte aéreo. Criada em 1944, a ICAO tornou-se uma das agências especializadas da ONU três anos depois. Sua sede fica em Quebec, no Canadá.
Atualmente, a ICAO conta com cerca de 180 países membros, que são chamados de estados contratantes. A Organização também é conhecida por sua sigla em francês, OACI (Organisation de l’Aviation Civile Internationale).
O contato mais frequente que o cidadão comum tem com a sigla é através do código ICAO, que identifica aeroportos. Trata-se de um sistema de nomenclatura que atribui sequências de quatro letras aos aeroportos de vários países. A atribuição das sequência obedece critérios determinados pelo Doc 7910, um documento reservado da ICAO, mas na maioria das vezes a lógica do código é a seguinte: a primeira letra representa a Região ICAO conforme uma divisão própria da Organização; a segunda letra indica o país onde o aeroporto se encontra; a terceira e quarta letras são o código do aeroporto propriamente dito. Assim, o Aeroporto de Congonhas, por exemplo, é identificado pela sigla SBSP, em que S é a letra usada na classificação própria da ICAO para identificar a América do Sul, B indica que o aeroporto fica no Brasil e SP é o código específico para o Aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo.
Vale lembrar que o código ICAO não tem nenhuma relação com o código IATA, que utiliza sequências de três letras para nomear os aeroportos.