MS

Mato Grosso do Sul

Bandeira do Mato Grosso do SulMS é a sigla de Mato Grosso do Sul – uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado no sul da região Centro-Oeste, o estado faz fronteira com: Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Paraná (PR), além do Paraguai e da Bolívia. A extremidade ocidental é coberta pelo Pantanal, sendo banhado pelo sistema dos rios Paraná e Paraguai e seus afluentes. O Pantanal, uma das maiores planícies de sedimentação do mundo apresenta uma fauna e flora de rara beleza, por ser uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais da Terra, o bioma foi reconhecido pela UNESCO, no ano 2000, como Reserva da Biosfera.

Desmembrado de Mato Grosso com a justificativa de que a grande extensão da área do antigo estado tornava-o difícil de administrar, em janeiro de 1979 Mato Grosso do Sul é transformado em Estado, com a posse do primeiro Governador e da Assembléia Constituinte. Dividido em 4 mesorregiões e 11 microrregiões, abriga 79 municípios, sendo Campo Grande a sua capital e cidade mais populosa.

Ministério da Saúde

MS é a sigla para Ministério da Saúde. No Brasil, trata-se do setor responsável pela administração e manutenção da Saúde pública. Embora ações na área da saúde tenha início em 1808, o Ministério, de fato, só veio a ser instituído no dia 25 de julho de 1953, com a Lei nº 1.920, que desmembrou o Ministério da Educação e Saúde em dois ministérios: MS e MEC (educação e cultura).

Após a sua criação, o MS passou a engarregar-se das atividades até então de responsabilidade do Departamento Nacional de Saúde (DNS). A estrutura incipiente não atendia as demandas e problemas da saúde pública, o ministério limitava-se a ação legal e a divisão administrativa das atividades de saúde e educação, antes incorporadas num só órgão.

Com a Rerfoma Administrativa Federal, em fevereiro de 1967, enfim foram definidas as responsabilidades (formulação e coordenação da Politica Nacional de Saúde) e competências (política nacional de saúde; atividades médicas e paramédicas; ação preventiva em geral; vigilância sanitária de fronteiras e de portos marítimos, fluviais e aéreos; controle de drogas, medicamentos e alimentos e pesquisa médico-sanitária). Com a Constituição Federal de 1988 passou a ser dever do Estado garantir saúde a toda a população, para tanto, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS).