MP3

MPEG-1/2 Audio Layer 3

MP3 é a sigla de MPEG-1/2 Audio Layer 3. Trata-se de um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas. O seu bitrate (taxa de bits) é da ordem de kbps (quilobits por segundo), sendo 128 kbps a taxa mais usual, na qual a diminuição do tamanho do arquivo é de cerca de 90%. A taxa de bits varia a até 320 kbps (cerca de 2,3MB/min), o tamanho do arquivo é reduzido cerca de 75%, no entanto gera uma maior qualidade sonora. Há ainda taxas intermediárias, como 192 kbps e 256 kbps, a escolha depende da relação custo-benefício: tamanho do arquivo/qualidade do som. Quanto maior a duração de um áudio maior será o tamanho dos arquivos em MP3.

O método de compressão de arquivos .mp3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria ouvir. As perdas são praticamente imperceptíveis, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações do sistema auditivo humano (embora algumas pessoas com ouvido absoluto possam perceber tais perdas).

Após a popularização da internet, o MP3 causou grande revolução no mundo da música. Assim como o LP, o cassete e o CD, o formato se firmou como um popular meio de distribuição massiva. Uma das principais vantagens e causa de todo o sucesso do MP3 se baseia no fato de que, antes dele ser desenvolvido o formato WAV (formato-padrão para arquivos de som em PCs), ocupava muito espaço em disco. Hoje, a indústria fonográfica caminha para uma relação mais amistosa com o formato – presente em milhões de computadores em todo o mundo.