MPEG

Moving Picture Experts Group

MPEG é a sigla para Moving Picture Experts Group – em tradução livre para o português Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento. Trata-se de um arquivo digital contendo vídeo e áudio codificados seguindo determinados padrões de compressão. Elaborado pelo comitê ISO (Organização Internacional de Padronização), o formato define os padrões para a compressão e transmissão de áudio e vídeo.

Com a clara necessidade de aliar imagem com tecnologia digital, em 1988 o MPEG foi esquematizado para desenvolver normas para o vídeo digital. Três itens foram desenvolvidos: vídeo e áudio associados a uma taxa de 1,5 Mbps (MPEG-1); imagens em movimento e áudio a uma taxa de 10 Mbps (MPEG-2); imagens e áudio a uma taxa de 60 Mbps (reduzidos posteriormente para 40 Mbps e então cancelado).

O formato MPEG-1 era pensado como imagem digital armazenada em mídia (DSM – Digital Storage Media), já o MPEG-2 foi orientado como broadcast. O MPEG-3, inicialmente, foi destinado para HDTV (televisão digital de alta definição), mas foi descartado pois o MPEG-2 satisfazia tal necessidade.

Introduzido no final de 1998, o MPEG-4 absorve muitas das funcionalidades do MPEG-1 e MPEG-2, adicionando novas ferramentas, o que o tornou mais usual.