Museu de Arte de São Paulo
MASP é a sigla para Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Trata-se de um dos mais importantes museus de arte ocidental do Hemisfério Sul. Localizado na Avenida Paulista, desde 7 de novembro de 1968, o edifício – tombado pelo CONDEPHAAT e pelo IPHAN – projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi é considerado um dos ícones mais populares da capital paulista.
A instituição foi fundada em 1947, sem fins lucrativos, por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand. Inicialmente, o museu foi instalado em quatro andares do prédio dos Diários Associados, império do empresário e jornalista formado por 18 estações de televisão, 36 emissoras de rádio, 34 jornais, editora e a revista O Cruzeiro.
As primeiras obras foram selecionadas e adquiridas muito por conta do prestígio político-empresarial de Chateaubriand, que arrecadava os recursos com os grandes empresários da época. Como São Paulo era a capital financeira do Brasil decidiu-se que o MASP seria construído na cidade.
Para que fosse construído uma condição imposta pelo doador do terreno deveria ser respeitada: manter a vista para o centro da cidade e para a Serra da Cantareira. Assim nasceram as quatro colunas e o famoso vão livre de 74 metros. Projeto ousado e moderno para a época.
Desde a sua fundação, o museu segue proporcionando ao público inúmeras exposições de artistas estrangeiros e nacionais, além de diversas atividades, como espetáculos de música, teatro e dança, palestras e debates, cursos e oficinas, dentre outras. Com média de 50.000 visitantes/mês, o MASP é o museu mais frequentado de São Paulo.