Fernando Henrique Cardoso
FHC é a sigla para Fernando Henrique Cardoso. Trata-se de um sociólogo, político, professor universitário, escritor e cientista político. Foi o trigésimo quarto presidente da república entre 1995 e 2003.
Carioca, FHC, ainda na adolescência, mudou-se com sua família para a cidade de São Paulo. Graduou-se em sociologia pela USP e tornou-se professor emérito da mesma universidade. Em 1953, casou-se com a antropóloga e colega de faculdade Ruth Vilaça, com quem teve três filhos. Depois do golpe militar de 1964, Fernando Henrique foi perseguido e exilou-se no Chile e na França, voltando para o Brasil em 1968. Como professor, lecionou em instituições estrangeiras e desenvolveu uma notável carreira acadêmica – produziu diversos estudos sociais premiados.
Em 1988, ajudou a fundar o PSDB. Com o impeachment de Fernando Collor, em 1992, FHC contribui na transição para o governo de Itamar Franco e, neste, assumiu os cargos de ministro das Relações Exteriores e da Fazenda. Neste último cargo, chefiou a elaboração do Plano Real, que estabilizou a economia e acabou com a hiperinflação. Com o sucesso do plano, em 1994, foi eleito Presidente da República no primeiro turno.
Atualmente preside o Instituto FHC, fundado por ele em 2004, além de participar de diversos conselhos, como o United Nations Foundation, Clinton Global Initiative e a Universidade Brown. Também é membro da ABL, do The Elders e presidente de honra do PSDB.