Partido da Social Democracia Brasileira
PSDB é sigla de Partido da Social Democracia Brasileira. Trata-se de um partido político brasileiro, fundado em 25 de junho de 1988 por um grupo de importantes políticos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Seu símbolo é um tucano nas cores azul e amarela e, por esta razão, seus membros são comumente chamados de ‘tucanos’. Em número de filiados, o partido só perde para o PMDB. O seu código eleitoral é o 45.
O PSDB surgiu de uma insatisfação com o governo Sarney, que haveria “de se constituir no primeiro da Nova República para se fazer o último da Velha República”. O grupo de dissidentes do PMDB, capitaneados por pessoas de São Paulo e Minas Gerais, durante a Assembleia Nacional Constituinte, votaram pelos quatro anos de mandato para o Presidente da República apesar de ter prevalecido a tese dos cinco anos. A partir de então políticos de todo o país começaram a migrar para o partido, que mesmo em fase de constituição disputou as eleições municipais e elegeu 18 prefeitos.
Dentre as principais propostas encontram-se o enxugamento da máquina, a instituição do parlamentarismo no plano político e uma economia de mercado regulada pelo Estado, com participação mais livre das empresas privadas e de investidores internacionais. Os militantes e simpatizantes do partido geralmente são classificados como de centro-esquerda. No entanto, diversos críticos, cientistas políticos e intelectuais de esquerda, por considerarem que o partido, em relação a alguns pontos adota uma postura liberal, classificam-no como sendo centrista. Originalmente o objetivo do partido é representar a social democracia no Brasil.