Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A.
Embratel é a sigla para Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A.. Trata-se de uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil – grande participante dos mercados de dados e voz do país. A empresa prestava o serviço de ligações longa distância para a Telebras até 1998, quando foi privatizada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, a Embratel é do tipo capital aberto, com suas ações negociadas na Bovespa.
A privatização ocorreu por meio de um leilão na Bolsa de Valores. Adquirida pela MCI World Com, em julho de 1998, a Embratel foi dirigida pela empresa norte-americana até julho de 2002, quando a WorldCom – que já havia substituído o seu nome – entrou com pedido de falência.
Em 2004, a empresa foi adquirida pelo grupo mexicano Telmex. Posteriormente, com a venda das ações, a companhia América Móvil – líder no segmento na América Latina -, do empresário mexicano Carlos Slim, assumiu a direção da Embratel.
Dentre os principais serviços prestados pela Embratel destaca-se: telefonia local, nacional e internacional; internet; dados; TV por assinatura; telepresença; videoconferência; soluções em TI e telecomunicações; além de soluções via satélite.