Bovespa

Bolsa de Valores de São Paulo

bmf-bovespa-siglasBovespa é a sigla para Bolsa de Valores de São Paulo. Trata-se da companhia que administra os mercados organizados de contratos derivativos, títulos e valores mobiliários, além de prestar serviços de compensação, registro e liquidação financeira. Em 2008, após um processo de fusão com a BM&F, a instituição passou a ser denominada BM&FBovespa.

A Bovespa é uma bolsa de valores que oferece inúmeros serviços e produtos, tais como: negociação de ações, câmbio pronto e contratos derivativos, títulos de renda fixa, índices, taxas, moedas, mercadorias, ativos financeiros, listagem de emissores de valores mobiliários, empréstimo de títulos, depositária de ativos e licença de softwares.

Fundada, em agosto de 1890, com o nome Bolsa Livre, pelo então presidente Emílio Rangel Pestana, a instituição encerrou suas atividades em 1891, devido a política do Encilhamento. Em 1895, foi criada a Bolsa de Fundos de São Paulo – no ano de 1935, seu nome foi alterado para Bovespa – dando continuidade ao desenvolvimento do mercado de capitais e títulos brasileiros.

A BM&FBovespa desenvolve suas atividades com um modelo de negócio integrado e diversificado, oferecendo um completo sistema de custódia.