Cadastro de Pessoas Físicas
CPF é a sigla para Cadastro de Pessoas Físicas. Trata-se do registro de um cidadão na ReceitaFederal brasileira – todos os contribuintes (pessoas físicas brasileiras e estrangeiras com vida economicamente ativa no Brasil) devem está registrados. O documento armazena informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita. Ao ser emitido gera um número de onze algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores. Este número é único para cada cidadão e não muda, mesmo no caso de perda.
Sua posse não é caracterizada como obrigatória, mas quem não possuir fica impossibilitado de realizar operações financeiras (como aberturas de contas em bancos, por exemplo) e até mesmo fazer algumas compras – estrangeiros costumam ter problemas para fazer compras no Brasil. O porte do cartão também não é obrigatório, embora sua apresentação seja, em diversas ocasiões, exigida como forma de autenticação da identidade. Nesses casos, outros documentos oficiais em que o CPF é mencionado, como o RG ou a CNH podem ser apresentados.
Para o cidadão brasileiro, o CPF é como uma segunda cédula de identidade. Alguns especialistas defendem a existência de um único número para os documentos considerados fundamentais. Recentemente, o governo lançou o ‘e-CPF’, uma versão digital do cadastro. O documento eletrônico em forma de certificado digital garante a autenticidade e serve, entre outras aplicações, para entregar declarações de renda e demais documentos.