World Wide Web
WWW é a sigla de World Wide Web, em tradução literal para o português – Teia Mundial. Também conhecida como Web, trata-se de um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet. Tais documentos podem ser desde vídeos e sons a hipertextos e imagens. Para visualizar o conteúdo é necessário o uso de um navegador, que descarregará as informações de servidores web e mostrará na tela do computador do usuário. Este último tem a liberdade de seguir hiperligações em páginas ou mesmo enviar informações de volta para o servidor interagindo com o mesmo. Os navegadores mais famosos são: Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer.
A Web deu seus primeiros passos quando Tim Berners-Lee, que hoje é diretor do “World Wide Web Consortium”, escreveu uma proposta de gerenciamento de informação, que referenciava o Enquire. Um computador NeXTcube foi usado por Berners-Lee como primeiro servidor web e também para escrever o navegador, o WorlWideWeb. Em agosto de 1991, Berners-Lee postou um resumo no grupo de notícias “alt.hypertext”. Essa data marcou a estreia da Web como um serviço publicado na internet. Considera-se que a grande virada da WWW começou com a introdução do “Mosaic”, um navegador gráfico desenvolvido por universitários, que ficou conhecido por ser o primeiro navegador Web, em meados de 1993.
Desde então, a internet ganhou proporções gigantescas. É praticamente inviável pensarmos em um mundo sem internet, muita coisa depende, direta e indiretamente, da mesma. A quantidade de informações disponível no universo online é inumerável e muito mais do que você poderia assimilar durante uma vida inteira.