Vídeo Jockey
VJ é a sigla para Vídeo Jockey. Trata-se do profissional dedicado a práticas artísticas relacionadas a performances visuais em tempo real. Um VJ cria e manipula imagens, normalmente em consonância com músicas ou sons, para uma audiência específica, através de dispositivos tecnológicos. É provável que você veja um vídeo jockey em discotecas, festivais de música, concertos, galerias e museus – muitas vezes dividindo a intervenção com outras artes. O resultado da combinação de várias manifestações culturais é uma performance que inclui, artistas visuais, atores, bailarinos, músicos, dentre outros.
O VJing buscou referências nas mais variadas expressões artísticas relacionadas com a experiência sinestética entre imagem e som. Com o desenvolvimento dos equipamentos de captura e difusão de imagem e som, o processo de criação dos Vjs foi sendo aperfeiçoado. Na década de 1960, os vídeo jockeys já utilizavam slides, projeções de luzes e bolas de espelhos. Coletivos como o Joshua Light Show, por exemplo, faziam a cabeça de muitos, que estimulados pela ‘expansão da consciência’ assistiam os shows dos Grateful Dead.
O termo, embora tenha surgido nas discotecas de New York na década de 1970, só ganhou popularidade através da sua associação com o Vídeo Jockey da MTV. No caso do canal televisivo, os VJs não precisavam dominar os equipamentos de audiovisuais, na verdade exerciam a função de apresentadores.