VHF

Very High Frequency

VHF é a sigla para Very High Frequency – Frequência Muito Alta, em tradução livre para a língua portuguesa. Trata-se do termo que designa a faixa de radiofrequências de 30 a 300 MHz. Abaixo das VHF está as Altas Frequências (HF) e acima as Ultra Altas (UHF). A Frequência Muito Alta é, essencialmente, utilizada para transmissão de rádio FM (na faixa de 88-108 MHz) e transmissões de TV (em conjunto com a faixa UHF). Também é muito usada em sistemas de navegação terrestre, radioamadorismo e comunicações aéreas.

É a faixa mais indicada para comunicações terrestres de curta-distância em zonas não urbanizadas e áreas abertas, muito por conta do seu formato de onda de radiofrequência (propagação mais curta). A faixa, ainda, é menos afetada por ruídos e interferências da atmosfera emitidas por equipamentos elétricos de baixas frequências. No entanto, um dos seus pontos negativos é a facilidade em ser obstruído pelas características do terreno.

No Brasil, o uso da faixa VHF situa-se nos serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens, Radiodifusão Sonora em FM, Aviação, Serviço Móvel Marítimo, Marinha, Militares, Radioamadores, utilitários (Bombeiros, resgate, Polícia, entre outros).