USB

Universal Serial Bus

USB é a sigla de Universal Serial Bus. Trata-se de uma tecnologia que, basicamente, tornou mais fácil, simples e ágil a conexão de diversos tipos de aparelhos periféricos (pen drives, mouses, teclados, impressoras, câmeras digitais, etc) ao computador e a dispositivos móveis, evitando assim o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo.

Antes do padrão ser desenvolvido, conectar dispositivos ao computador era uma tarefa nada intuitiva. Muitas vezes era preciso o auxílio de técnicos ou usuários com experiência no assunto. Diante de vários tipos de cabos e conectores, era necessário descobrir em qual porta conectar. A situação era mais complicada quando a instalação era interna – ter que abrir o computador e configurar jumpers e/ou IRQs exigia muita paciência. Só de pensar em ter que encarar um emaranhado de fios e conectores, a maioria dos usuários comuns desistiam da ideia de adicionar um novo item ao seu PC.

O USB foi desenvolvido por um consórcio de empresas – Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere. O atual padrão PnP (Plug and Play), que diminui toda a complicação existente na configuração de dispositivos foi implementado após o consenso geral. Hoje quase todos os periféricos são concebidos para serem conectados ao computador e utilizados logo em seguida. Em alguns casos há a instalação de drivers ou softwares, no entanto, até mesmo nesses casos, o sistema reconhece e realiza a conexão.