União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
URSS é a sigla para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou União Soviética. Foi um bloco comunista formado pela Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Georgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizão e Tadjiquistão. Criado em 1922 como resultado da Revolução Russa, que expulsou a autocracia do czar e estabeleceu o governo da Rússia ao partido bolchevique, liderado por Vladimir Lênin.
O objetivo da União era fortalecer o país e combater o capitalismo. A gestão de Lênin seguia uma estrutura política e econômica totalmente diferente da antiga. Quando Lênin morreu, em 1924, Stalin assumiu o poder. A URSS conseguiu se manter forte durante a Crise de 1929, que derrubou vários países.
Em 1939 ocorreu a Segunda Guerra Mundial e acabou com a vitória da URSS ao lado dos Estados Unidos. Entretanto, os dois países seguiam propósitos diferentes, enquanto a União Soviética defendia o comunismo, os Estados Unidos defendia o capitalismo. A contradição dos ideais comunistas e capitalistas deu início a Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim. A União Soviética chegou ao fim em 1991 quando foi desmembrada em vários outros países.