TPS

Third Person Shooter

TPS é a sigla para “Third Person Shooter” que, numa tradução literal para o português, significa “tiro em terceira pessoa”. É uma modalidade de jogos eletrônicos que, usualmente, se caracteriza pela apresentação em 3D, no qual o gamer controla seu personagem numa perspectiva em terceira pessoa, normalmente com a câmera voltada para as costas do personagem, sendo tal perspectiva suscetível a mudanças ou não.

Jogos de TPS são uma espécie de “3D shooter”, que é uma sub-categoria dos jogos de ação, no qual tem o foco voltado para ações de mirar e atirar. Tais games são diferentes dos demais shooters, pois a perspectiva é renderizada um pouco acima do avatar e a uma distância por trás do mesmo.
Esta sub-categoria de jogo é mais realista do que os em 2D (shooters), não se tratando apenas do quesito qualidade gráfica, mas também de sua jogabilidade. Um exemplo bem comum, é que, normalmente, a quantidade de munição que o jogador pode carregar é limitada e o dano é classificado de acordo ao local em que o avatar foi ferido. Outra vantagem em relação aos 2D shooters, é a possibilidade do personagem se esconder por trás de objetos. A única desvantagem é durante o desenvolvimento do game, pois o 3D shooter requer um trabalho mais detalhado, como na criação do personagem e animações extras. Já no 2D, mover a câmera e animar o seu campo de visão já é suficiente.