SSA

Aeroporto Internacional de Salvador

SSA é o código IATA do Aeroporto Internacional de Salvador (seu código ICAO é SBSV). Localizado a 28 km do centro da capital baiana, o aeroporto foi construído em 1925 e totalmente refeito em 1941. Atualmente, o complexo aeroportuário possui uma área de quase 7 milhões de metros quadrados e opera 278 vôos domésticos e 44 vôos internacionais semanalmente. O terminal dispõe de 11 pontes de embarque e tem capacidade para receber mais de 15 milhões de passageiros por ano. Em relação aos demais terminais aeroportuários do País, o Aeroporto Internacional de Salvador é o quinto em movimento de passageiros domésticos e o primeiro do Nordeste. Em relação à América Latina, ocupa a décima quinta posição.

Vista aérea do Aeroporto Internacional de Salvador

A princípio, era chamado de “Santo Amaro do Ipitanga”, mas em 1955 o nome foi mudado para “Dois de Julho”, uma referência à data histórica em que se comemora a consolidação da independência do Brasil na Bahia. Entretanto, em 1998 o nome foi mudado mais uma vez e o terminal passou a ser chamado de “Deputado Luís Eduardo Magalhães”. Morto naquele ano, o deputado era filho do ex-governador do estado, Antonio Carlos Magalhães, que era senador na época e decidiu fazer essa homenagem póstuma, motivo de insatisfação para muitos baianos até hoje.

Curiosidade: O “S” a mais de Salvador é uma referência a São Salvador, que foi o nome dado a cidade de Salvador pelos portugueses na época do descobrimento.