SPFW

São Paulo Fashion Week

SPFW é a sigla de São Paulo Fashion Week, evento de moda que acontece na capital paulista desde 1996. No começo, era chamado de Morumbi Fashion Brasil, e era produzido pelo Grupo Luminosidade, pertencente ao empresário Paulo Borges. O evento atraiu para o Brasil grifes como Versace, Gucci e Chanel. Ao mesmo tempo, marcas brasileiras como Colcci, Cavalera e Triton começaram a ganhar notoriedade no cenário internacional. Também foi o momento em que despontaram modelos como Gisele Bündchen e Isabeli Fontana e estilistas como Amir Slama e Alexandre Herchcovitch, que hoje são mundialmente famosos.

Modelos na passarela

A mudança de nome para São Paulo Fashion Week aconteceu na décima edição, em janeiro de 2001. Em 2008, a holding InBrands estabeleceu sociedade com o Grupo Luminosidade. Com o passar dos anos, o evento cresceu e ganhou cada vez mais projeção. Atualmente, são realizadas duas edições por ano, uma em março e outra em outubro. A primeira apresenta a coleção primavera/verão e a segunda traz as tendências para o outono/inverno. Ambas as edições têm seis dias de duração.

Hoje em dia, a SPFW já está consolidada como o maior evento de moda da América Latina e a quinta semana de moda mais importante do mundo, perdendo apenas para as tradicionais semanas de Paris, Milão, Nova York e Londres. Toda edição atrai mais de 200 veículos da grande imprensa e da impresa especializada, tanto nacional quanto do exterior, entre eles as badaladas revistas Elle, Vogue, Vanity Fair e Harper’s Bazaar.