Sistema de Seleção Unificada
SiSU é a sigla de Sistema de Seleção Unificada. Desenvolvido pelo MEC, o sistema visa selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizam a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo (vestibular). A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato nas provas de conhecimentos. Via Web, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisar as instituições e os seus respectivos cursos participantes.
Muitos estudantes têm dificuldades ao utilizar o SiSU para escolher o curso e a instituição da qual buscam ingressar. O sistema é recente e ainda apresenta algumas falhas. No entanto o passo a passo é bem simples:
O aluno deve acessar o site do SiSU com o login e senha criados no momento da inscrição do Enem. Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição – é possível conferir a quantidade de vagas para concorrência geral e sistema de cotas. Após selecionar até duas opções de cursos que pretende concorrer, o aluno deve esperar que o sistema realize os cálculos e divulgue as notas de corte e a classificação parcial de cada opção registrada. O ponto de corte varia a cada dia, portanto é aconselhável verificar sua classificação todos os dias.
Os candidatos não aprovados em nenhuma das chamadas podem participar da lista de espera – não é preciso se cadastrar novamente. Em caso de empate nas notas, prevalece a maior nota na redação do Enem.