SENAI

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

SenaiSENAI é a silga para o “Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial”. Com personalidade jurídica de direito privado e fora da administração pública, é uma instituição privada brasileira de interesse público, sem fins lucrativos. Compõe o chamado Terceiro Setor. Por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços técnicos e tecnológicos, seu principal objetivo é apoiar 28 áreas industriais.

São por meio das modalidades de aprendizagem, habilitação, qualificação, aperfeiçoamento, técnico, superior e pós-graduação que os programas de capacitação profissional são viabilizados. Muitos cursos são ministrados de forma presencial ou a distância. Também presta serviço tecnológico – assessoria, consultoria, pesquisa aplicada, design, serviço laboratorial, informação tecnológica.

O SENAI teve a sua criação no dia 22 de janeiro de 1942 pelo decreto-lei 4.048. Dois mil réis mensais por empregado das empresas filiadas à Confederação Nacional da Indústria (CNI) era a arrecadação da instituição inicialmente. Quando a arrecadação passou a corresponder a 1% do valor total da folha de pagamento das indústrias (decreto-lei n° 6.246), esse sistema foi alterado, em 5 de fevereiro de 1944. O SENAI Nacional começou a funcionar no Rio de Janeiro apenas em 3 de agosto de 1942. Brasília é a sua localização atual.