Real Time Strategy
RTS é a sigla para “Real Time Strategy” que, numa tradução livre para a língua portuguesa, significa “Estratégia em Tempo Real”. É um tipo de game de estratégia que, ao contrário de outros jogos do gênero, não se desenrola por turnos, mas ao mesmo “tempo” para todos os jogadores. O primeiro jogo de RTS da era moderna foi o “The Ancient Art of War” desenvolvido por Dave Murry e Barry Murry da Evryware e publicado pela Broderbund. Mas o game que definiu a categoria atualmente foi o Dune II, lançado em 1992, que introduziu o conceito básico dos jogos do tipo.
Muitos dos games de estratégia em tempo real se baseiam na construção e desenvolvimento de uma “nação” num determinado período histórico, desde uma simples tribo ou raça pré-histórica até uma nação contemporânea, sobre a qual o jogador tem total controle. O controle serve para que a unidade selecionada execute tarefas como coletar recursos, ou mesmo atacar outras unidades do time adversário. Estes recursos são utilizados para financiar a criação de novas unidades, pesquisa, desenvolvimento de habilidades para evolução da mesma. O objetivo de um RTS é, sobretudo, a destruição ou controle de um ou mais times adversários, usando suas unidades para atacar e destruir as unidades/construções inimigas.
As séries mais populares de RTS são WoW, Command & Conquer, Age of Empires, StarCraft e Empire Earth. Cada game tem sua categoria e temas característicos, como por exemplo o WoW que se passa num mundo fantasioso na modalidade MMORPG e o Empire Earth que desenvolve sua trama desde a pré-história até uma era futurística na modalidade RTS.