RG

Registro Geral

RG é a sigla de Registro Geral – documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil ou para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Conhecido popularmente por carteira de identidade, o registro é válido em todo o território nacional, serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitar outros documentos. Além de substituir o passaporte em viagens para a Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

O documento nacional de identificação civil contém: nome completo, data de nascimento, data de emissão, filiação, foto (3×4), assinatura e impressão digital do polegar direito do titular. A emissão do Registro Geral é de responsabilidade dos governos estaduais. Para solicitar o documento, o cidadão deve procurar os postos de identificação civil munido de: certidão de nascimento original (para solteiros) ou certidão de casamento original (para casados).

A cédula de identidade não possui validade, porém o documento pode não ser aceito no Brasil ou em viagens para o exterior caso esteja em más condições de conservação ou a foto não permita a identificação do titular. O recomendável é que o RG deva ser renovado a cada dez anos.

Em 2008, o Governo Federal anunciou um novo sistema de registro, o RIC (Registro de Identidade Civil). O documento utiliza tecnologia smart card, similar a um cartão de crédito, e reunirá todos os dados do RG, CPF e título de eleitor, dentre outros.