REM

Rapid Eye Movement

R.E.M. é a sigla para Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos, em tradução livre para o português. Trata-se de uma fase do sono que representa cerca de 25% do tempo que dormimos. Caracterizada por uma intensa atividade cerebral, assim como o rápido movimento dos olhos, é na fase R.E.M. que acontecem os sonhos mais vívidos.

O sono é dividido em duas fases: o NREM (movimento não rápido dos olhos) e o R.E.M. Durante uma noite de sono as fases vão se alternando – o ciclo é repetido cerca de 5 vezes. A cada mudança de fase, o NREM fica mais curto e o R.E.M., mais longo. O tempo total de sono em Rapid Eye Movement varia entre 90 e 120 minutos por noite – a quantidade se sono vai diminuindo com a idade. Um recém-nascido dorme cerca de 80% na fase R.E.M., enquanto uma pessoa mais velha dorme menos de 10%.

Durante a fase dos sonhos, o cérebro bloqueia os neurônios motores e o corpo não encena ou obedece as ordens sonhadas. Após a paralisia do sono, e ao final de um acesso de R.E.M., é normal que a pessoa desperte e volte a dormir logo em seguida.

R.E.M. (banda)

A sigla também foi usada por uma banda de rock norte-americana. Formada, em 1980, em Athens, na Geórgia, pelo vocalista Michael Stipe, o baixista Mike Mills, o baterista Bill Berry e a guitarra de Peter Buck, o grupo ganhou visibilidade assim que lançou o seu primeiro álbum, o aclamado pela crítica, Murmur.

Ao longo dos anos, liderados por Stipe, o R.E.M. seguiu construindo uma carreira sólida através de constantes turnês, novos lançamentos e apoio de rádios. Quando alcançaram o mainstream, a banda já apresentava um som maduro, original e preocupado com questões sociais, políticas e ambientais.

Em setembro de 2011, Peter Buck e Michael Stipe anunciaram o fim oficial da banda através de uma nota no site do grupo.