PVC

Polyvinil Chloride

PVC é a sigla de Polyvinil Chloride – Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil), em tradução livre para o português. Trata-se de um plástico, também conhecido como vinil, obtido através de uma combinação de etileno e cloro.

Considerado como adaptável devido à possibilidade de se acrescentar determinados aditivos (lubrificantes, pigmentos, plastificantes, dentre outros), o vinil é utilizado em inúmeros produtos. O material é aplicado tanto em setores da construção civil (canos, conexões, fios, etc), materiais de embalagens (garrafas de água mineral, frascos multiuso) quanto na indústria de calçados. A escolha de aditivos atóxicos permite a fabricação de brinquedos.

O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio) e 43% de etileno (derivado do petróleo). Como todo plástico o processo de produção é feito a partir de repetidos processos de polimerização que convertem hidrocarbonetos em um único composto chamado polímero.

Por meio de uma reação química, o etileno e o cloro combinam-se formando o dicloreto de etileno, que por sua vez resulta em um gás chamado ‘VCM’ (Vinil chloride monomer, em português cloreto de vinila). Por fim, o processo de polimerização, converte o monómero num polímero de vinil – o PVC.