PSA

Antígeno Prostático Específico

PSA” é a sigla para o “Prostate-specific antigen” que, numa tradução livre para a língua portuguesa, significa “Antígeno prostático específico”. O PSA é uma substância na qual é produzida pelas células da glândula prostática. Uma pequena quantidade é encontrada no sangue, mas o PSA é encontrado principalmente no sêmen. É com o aumento do nível do PSA que as chances de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta. 4 ng/ml de sangue é o nível de PSA que a maioria dos homens saudáveis têm.

Geralmente, o nível do PSA está acima de 4 ng/ml quando o câncer de próstata está presente. Entretanto, não significa que o câncer não esteja presente em um nível abaixo desse valor. Os homens diagnosticados com câncer de próstata na biópsia com PSA abaixo de 4 ng/ml chegam a quase 15%. As chances de ter a doença são de 1 em 4 em homens com nível de PSA na faixa de 4 ng/ml e 10 ng/ml. A possibilidade de ter câncer de próstata é superior a 50% se o PSA se encontra acima de 10 ng/ml.

O médico pode sugerir a realização de uma biópsia da próstata ou a repetição do exame após um determinado intervalo de tempo para fechar o diagnóstico se o nível do PSA de um paciente é elevado. O ponto de corte para sugerir uma biópsia varia entre os médicos, uns recomendam a biópsia quando o PSA é ≥ 2,5, outros apenas quando é ≥ 4. São considerados também outros fatores como, histórico familiar do paciente, raça, idade, etc.