ProUni

Programa Universidade para Todos

ProUni é a sigla para Programa Universidade para Todos. Trata-se de um programa do Governo Federal criado através da Lei nº 11.096, de janeiro de 2005. O objetivo principal é conceder bolsas de estudo parciais e integrais em cursos de nível superior, em instituições privadas.

Até 2013, o ProUni possibilitou o acesso de mais de 1,2 milhão de jovens nas 1.116 Instituições de Ensino Superior particulares que participam do programa, em todo o Brasil. A média é de uma bolsa para cada 10 alunos pagantes, o que resulta nos 74% das matrículas do ensino superior estarem ligadas à faculdades privadas.

Para ser um bolsista ProUni, o estudante precisa atender a pelo menos um dos requisitos do programa: ter cursado o ensino médio em escola pública; ter cursado o ensino médio em escola particular, na condição de bolsista; possuir alguma deficiência física; ser professor da rede pública, integrar o quadro de pessoal permanente e concorrer a bolsas nos cursos de licenciatura. Quanto às bolsas integrais, o candidato deve ter um renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para concorrer às bolsas parciais de 50%, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.