PROJAC

Projeto Jacarepaguá

PROJAC é a abreviatura de “Projeto Jacarepaguá”. Localizado entre os bairros de Jacarepaguá e de Curicica, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o Projac é o centro de produção da Rede Globo, também conhecida como Central Globo de Produção (CGP) ou Entretenimento Globo, como é chamada nos créditos finais. É considerado o segundo maior núcleo televisivo da América Latina – perde apenas para os novos estúdios da mexicana TV Azteca (inaugurados em 24 de Junho de 2012) -, com área total de 400 mil m² de área construída e utilizada, mas a área total tem cerca de 1,6 milhão de m² (incluindo a Mata ao redor da área utilizada, que também pertence ao Projac), teve sua inauguração em 1995. Onde está localizado o Maciço da Pedra Branca, o Projac fica situado logo ao lado do Parque Estadual da Pedra Branca.

Classificados por letras de A a J, são dez estúdios de gravação. Quatro deles possuem 560m², enquanto os outros seis têm 1000m² cada. Os programas de auditório e as novelas são são gravadas nos estúdios maiores. Os dois estúdios que são palco do Caldeirão do Huck e de programas afins, se localizam à esquerda do complexo (Estúdio E). Os quatro estúdios das novelas ficam ao lado deles. Os estúdios menores, usados para seriados, encontram-se mais à direita. os camarins ficam nos módulos laterais.

Uma área de 160 mil metros quadrados é ocupada pelas cidades cenográficas. A fábrica de cenários é abrigada por um amplo galpão. Fachadas e interiores desmontáveis que estarão em cena, são confeccionadas lá. Para pintura de painéis e objetos, existe uma sala dedicada somente para isso. Um vizinho da fábrica é o Palácio da Cenografia. Ali, cercados de desenhos e imagens de suas criações, ficam os cenógrafos. O restaurante maior acha-se bem em frente. Três lanchonetes e um restaurante compõem a praça de alimentação. Em um canto do terreno, isolada, fica a casa do Big Brother Brasil. Apenas pessoas autorizadas podem entrar, tendo uma rígida fiscalização na entrada do local.