PP

Partido Progressista

PP é a sigla de Partido Progressista. Trata-se do quarto maior partido político brasileiro, atrás apenas do PMDB, PT e PSDB. Seu código eleitoral é o 11 e suas cores são o vermelho, o branco e o azul, já o seu símbolo é uma flor estilizada.

As origens do Partido Progressista estão ligadas à ditadura militar, com o surgimento da Arena (Aliança Renovadora Nacional) e, posteriormente, ao processo de redemocratização do Brasil e à eleição indireta, pelo Colégio Eleitoral, de Tancredo Neves e José Sarney, presidente e vice-presidente, respectivamente.

Segundo o manifesto do partido, o PP assume a responsabilidade de construir uma sociedade livre, democrática, justa, solidária, participativa e pluralista. Além de afirmar o compromisso de orientar sua política na sustentação de tais princípios, e mais os seguintes: sistema econômico livre, ação econômica preocupada com valores sociais, liberdade de culto religioso, da privacidade, direito ao trabalho digno, ao salário justo, à moradia, à educação, à alimentação, à segurança, como, também, garantia da inviolabilidade, o exercício de uma imprensa livre e responsável e à preservação do meio ambiente.

Com base em um levantamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, divulgados pelo TSE, o PP é o segundo maior partido com o maior número de parlamentares cassados por corrupção, 26, desde os anos 2000.