PNG

Portable Network Graphics

PNG é a sigla de Portable Network Graphics, em tradução livre para o português – Rede Portátil de Gráficos. Também conhecido como PNG’s Not GIF. Trata-se de um formato de dados utilizado para imagens, desenvolvido, em partes, como substituto do GIF, devido a este último apresentar restrições de patentes. O PNG é um formato livre, recomendado pela W3C (principal organização de padronização da WWW), suporta canal alfa (elemento que define a opacidade de um pixel permitindo retirar o fundo de imagens), tem uma maior gama de profundidade de cores e alta compressão (permite comprimir arquivos sem perda de qualidade), além de outras propriedades.

O PNG reúne, portanto, as características que popularizou o GIF: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade. No entanto, o seu grande diferencial – suportar milhões de cores, não apenas 256 – o torna em uma ótima opção para fotos.

Quanto a animação, o formato, por si só, não possui tal propriedade. Uma variação chamada APNG é quem possibilita esta característica. O funcionamento é o mesmo do padrão GIF: uma sequência de imagens inseridas em um único arquivo. A diferença é que a primeira imagem é um arquivo “.png”, que é exibido em situações que, por algum motivo, a animação não for executada corretamente. Há também uma outra variação chamada MNG (Multiple-image Network Graphics) que desempenha a mesma função.

Imagens em PNG possuem a extensão .png, mesmo na variação animada, embora, neste último caso, possa ser utilizado .mng ou .apng.