PHP Hypertext Preprocessor
PHP é uma sigla que hoje significa PHP Hypertext Preprocessor (isso mesmo, o P é de PHP), mas que originalmente significava Personal Home Page. Trata-se de uma linguagem de programação livre e que serve como ferramenta para criação de sites na web. O PHP é amplamento utilizado para gerar websites com conteúdo dinâmico. Sua codificação é interpretada no lado do servidor para ser visualizada no lado do cliente.
Páginas PHP (extensão .php) contém HTML juntamente com códigos que são processados no lado do servidor. No final, tudo que é mostrado ao usuário acaba sendo HTML puro, o que distingue do javascript que é interpretado no lado do cliente e pode ser visto por todos.
Por ser muito difundido, o módulo do PHP pode ser instalado na grande maioria dos servidores. Sua popularização ocorreu muito por conta do uso em CMS que possuem fama mundial como o Joomla, o Wordpress e o Magento (loja virtual). Criado por Rasmus Lerdorf em 1995, o PHP tem a produção de sua implementação principal — referência formal da linguagem, mantida por uma organização chamada The PHP Group.
Considerado pelo seu criador como a “mais rápida e simples ferramenta” para criar páginas dinâmicas para a Web, o PHP ainda é muito utilizado justamente por ser uma linguagem leve, orientada a objetos (OO), portável, possuir tipagem dinâmica e ser open source.