People for the Ethical Treatment of Animals
PETA é a sigla para People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, em tradução livre para o português. Trata-se de uma ONG fundada em 1980 que, atualmente, possui cerca de 2 milhões de ativistas que se dedicam aos direitos dos animais e sustentam o lema: “Animals are not ours to eat, wear, experiment on, or use for entertainment” (“Animais não são nossos para comer, vestir, usar em experiências ou para entretenimento”). A organização também promove pesquisas, investigações, resgate de animais, campanhas de protesto e envolvimento de celebridades.
A PETA mostra-se engajada na causa de proteger animais de todos os atos de exploração humana abusiva e desnecessária. A ONG pressiona as grandes redes de fast foods e conduz uma operação clandestina de investigação no meio científico que realiza pesquisas com animais, visando repudiar e expor as práticas dos laboratórios.
Por conta de sua atuação radicalista, a organização não é uma unanimidade entre os protetores e amantes de animais. A co-fundadora e presidente, Ingrid Newkirk, descreve o objetivo da PETA como ‘a total liberação dos animais’, ou seja, contra o consumo de carne e leite, contra circos, zoológicos, couro, lã, pesca, caça e até animais de estimação. Por outro lado, a ONG sempre foi acusada de explorar a imagem da mulher em nome da proteção dos animais, por conta das várias campanhas publicitárias com mulheres nuas/seminuas.