PDCA

Plan, Do, Check, Act

Ilustração do ciclo PDCAPDCA é a sigla de “Plan, Do, Check, Act“, que em português quer dizer “Planejar, Fazer, Verificar, Agir“. A sequência de palavras denomina uma ferramenta de controle de processos composta por quatro etapas. A ferramenta, chamada de ciclo PDCA, é bastante eficaz na resolução de problemas e na implementação de melhorias, e pode ser aplicada a qualquer área.

A primeira etapa do ciclo PDCA é o “Plan”. Esse é o momento de identificar problemas, definir os objetivos e os métodos que serão usados para alcançá-los. O segundo estágio é o “Do”, a implementação do plano. Durante esse período, as diretrizes estabelecidas na primeira etapa devem ser rigorosamente seguidas. Também é preciso coletar informações sobre o andamento do processo periodicamente. A terceira fase é o “Check”, a verificação dos dados coletados. É o momento de avaliar os resultados obtidos e compará-los com as estimativas feitas na fase de planejamento. Na terceira etapa também devem ser investigadas as causas de eventuais falhas no processo. O quarto estágio do ciclo é o “Act”, o momento de agir para corrigir os possíveis erros cometidos durante a implementação do plano, a fim de tornar os novos resultados mais próximos daqueles previstos na fase inicial.

O PDCA é uma ferramenta de gerenciamento voltada para a constante melhoria. Por essa razão, sempre que a última etapa é concluída, retorna-se à primeira. O ciclo PDCA também é chamado de ciclo da qualidade, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming.