Programa de Aceleração do Crescimento
PAC é a sigla para Programa de Aceleração do Crescimento. Trata-se de um programa do governo federal brasileiro criado em 2007, no segundo mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva (2007-2010). Pensado como um plano estratégico de resgate e retomada do planejamento e dos investimentos em setores estruturantes, o PAC promoveu a execução de grandes obras de infraestrutura urbana, energética, social e logística do país. Tal crescimento contribuiu direta e indiretamente para o aumento na geração de renda e da oferta de empregos.
Composto por cinco blocos – medidas de infraestrutura, atualização do marco regulatório ambiental, medidas para estimular financiamento e crédito, desoneração tributária e medidas fiscais de longo prazo – nos primeiros quatro anos, o PAC investiu R$ 503,9 bilhões em áreas como saneamento, transporte, habitação, recursos hídricos e energia.
Em 2011, o PAC iniciou a sua segunda fase, seguindo a mesma estratégia, com mais recursos e mais parcerias com municípios e estados. As ações, implementadas gradativamente, têm como meta um crescimento do PIB em torno de 5% ao ano.