OMS

Organização Mundial da Saúde

OMS é a sigla para Organização Mundial da Saúde. Trata-se de uma agência destinada a toda e qualquer questão relativa a saúde, fundada em abril de 1948 e subordinada à ONU. Sua sede fica em Genebra, na Suíça, e sua diretora-geral é, desde novembro de 2006, a honconguesa (natural de Hong Kong) Margaret Chan.

Composta por 194 Estados-membros, a OMS tem suas origens no pós-primeira guerra mundial, com a criação do comitê de higiene – um embrião do que seria a Organização Mundial da Saúde.

A organização tem como objetivo, essencialmente, garantir o mais alto padrão de saúde possível para todos os habitantes do mundo. Para tanto, a OMS entende a Saúde como um estado pleno de bem-estar físico, mental, psicológico e social.

Dentre as suas competências estão: proporcionar a cooperação técnica de seus membros na luta contra as doenças e em favor da saúde familiar, do saneamento básico, da capacitação de trabalhadores, da formulação de políticas de medicamentos e do fortalecimento dos serviços médicos. Além de coordenar campanhas para controlar, prevenir e tratar surtos de doenças, como a malária, e apoiar o desenvolvimento e a distribuição de vacinas, diagnósticos e medicamentos.