Tudo bem
OK é uma sigla de origem desconhecida e etimologia muito discutida. Diz-se que a primeira vez que a expressão apareceu, foi em março de 1839 no jornal “Boston Morning Post”. Em português, o termo é uma indicação de que algo está bem, está correto, ou foi compreendido.
As teorias quanto a origem vão desde afirmações de que o termo é de origem alemã – uma apropriação da expressão All Correct por ‘Oll Korrekt’, que significa ‘está tudo correto’ – a estudos que apontam que a origem é indígena norte-americana – pois Okeh era a língua nativa dos índios Choctaw e significa ‘sim’.
Existe também quem opine que a origem do termo é da Grécia, já que O.K. são as iniciais da expressão grega Ola Kala, que significa ‘tudo está bem’. Há ainda teorias que indicam que a expressão pode ter uma origem africana e que foi trazida para os EUA pelos escravos, e deriva de ‘hoc ille’ ou ‘occitano oc’ que significa ‘sim’.
Uma teoria muito escutada é a de que o O.K vem de um sinal com a mão utilizado pelos soldados norte-americanos, que significava que estava tudo bem, ou certo. Tal sinal lembra um ‘O’ formado com os dedos polegar e indicador, e supostamente forma um ‘K’ com os demais dedos levantados.
Apesar de inúmeras teorias e argumentos quanto a origem e/ou etimologia do termo, ainda não se chegou a nenhuma conclusão concreta.