Organização Internacional do Trabalho
OIT é a sigla para Organização Internacional do Trabalho. Trata-se de uma agência da ONU destinada a cuidar de questões trabalhísticas e promover oportunidades para que todos possam ter acesso a um trabalho produtivo e decente, em condições de dignidade, segurança, liberdade e equidade. A organização, com sede em Genebra, na Suíça, é composta por 185 estados-membros.
As origens da organização remontam ao início do século XIX, quando os líderes industriais Daniel Legrand e Robert Owen resolveram apoiar o desenvolvimento e alinhamento da legislação trabalhista. Após o Tratado de Versalhes – que formalizou o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919 – a OIT foi instituída como uma agência da ONU. A partir de então, as reflexões econômicas e éticas sobre o custo humano da revolução industrial fez surgir a ideia de uma legislação trabalhista internacional baseada em argumentos humanitários, políticos e econômicos.
Em 1969, a OIT comemorava o seu 50º aniversário e recebia o Prêmio Nobel da Paz por promover a justiça para trabalhadores, por sua atuação entre as classes e pela assistência técnica a nações em desenvolvimento.