National Aeronautics and Space Administration
NASA é a sigla de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço, em tradução livre para o português. Trata-se de um órgão do Governo dos Estados Unidos da América responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão, essencialmente, é a de “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. Criada em 29 de julho de 1958, a NASA substituiu o NACA – National Advisory Committee for Aeronautics (Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica).
A agência foi a responsável pelo projeto Apollo – conjunto de missões espaciais que culminaram no envio do homem à Lua – e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. Atualmente ela realiza trabalhos em conjunto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa e com alguns países da Ásia. Além do envolvimento de diversos países na criação da Estação Espacial Internacional.
A princípio, a ciência da agência está focada em uma melhor compreensão da Terra através do Earth Observing System, na promoção da heliofísica, na exploração do sistema solar e nas pesquisas astrofísicas, aprofundando-se em tópicos como o Big Bang. A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que já viajaram até outros planetas. Algumas dessas sondas já estão sendo preparadas para sair do nosso sistema solar. Já a próxima grande meta, e que tem atraído a atenção de todos, é uma viagem tripulada até o planeta Marte.