Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
NAFTA é a sigla para North American Free Trade Agreement – Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, em tradução livre para o português. Trata-se de um bloco econômico formado pelos EUA, México e Canadá, além de contar com o Chile como associado. Numa atmosfera de livre comércio, o NAFTA entrou em vigor em janeiro de 1994.
O principal objetivo do bloco econômico foi eliminar ou, ao menos, reduzir as barreiras comerciais entre os três países da América do Norte. Com a regionalização do comércio, a economia mexicana se fortaleceu e passou a enfrentar a concorrência representado pela União Europeia e pelo Japão. Outros afirmam que o NAFTA apenas transformou o Canadá e o México em ‘novas colônias’ dos Estados Unidos.
Essencialmente, a finalidade é ampliar os mercados dos países membros e maximizar a produtividade interna. Embora ainda existam muitas restrições, incluindo veículos automotores e peças para estes, tecidos, computadores e agricultura. O acordo econômico também protegeu direitos de propriedade intelectual.
Diferente da União Europeia, o bloco norte-americano não cria um conjunto de leis que seja superior à lei nacional. Além de não possuir um moeda única – a sociedade mexicana resiste em adotar o dólar por conta do temor da perda da identidade nacional.