MST

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

mst-siglasMST é a sigla para Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Trata-se de um dos mais importantes movimentos político-sociais do Brasil. O foco principal da organização são questões relacionadas ao trabalhador do campo, essencialmente, no que tange à luta pela reforma agrária.

Historicamente, no Brasil, o acesso a terra foi feito de forma desigual e, como consequência direta, predominou-se os grandes latifúndios. Nesse contexto social (patriarcalista e patrimonialista) surgiu, na década de 1980, o MST. Defendendo os direitos dos trabalhadores rurais, assim como exercendo forte oposição ao modelo de reforma agrária imposto pela ditadura militar, o movimento social se fundamentou na busca pela redistribuição mais justa das terras improdutivas.

Atualmente, o MST está organizado em 24 estados do Brasil. No total, são mais de 350 mil famílias, que através da luta e da organização do movimento, conquistaram suas terras. No entanto, a conquista do latifúndio é apenas o primeiro passo para a realização de uma reforma agrária plena. Normalmente, os assentamentos possuem poucas benfeitorias e infraestrutura, como energia elétrica, saneamento, cultura e lazer. Logo, as famílias permanecem organizadas e a luta continua em busca destes direitos básicos.