Música Popular Brasileira
MPB é a sigla para Música Popular Brasileira. Trata-se de um gênero musical, essencialmente, brasileiro. A MPB surgiu em 1964 da fusão de dois movimentos musicais – o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da UNE e a Bossa Nova. A primeira frente defendia a fidelidade à música tradicional, já a segunda primava pela sofisticação musical. As propostas foram mescladas e, com o início da ditadura militar, os dois movimentos passaram a formar uma única frente.
A MPB conseguiu um considerável impacto na década de 1960, em grande parte graças a inúmeros festivais de música na rádio e na televisão. O início do gênero é comumente relacionado à interpretação da canção ‘Arrastão’, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo, feita por Elis Regina. A partir do sucesso de Elis, novos artistas como Geraldo Vandré, Chico Buarque de Hollanda e Taiguara passaram a aparecer com mais frequência em festivais.
A Bossa Nova seguiu sofrendo mais transformações e, a partir de uma nova geração de interpretes e compositores, o movimento chegaria ao declínio abrindo espaço para a MPB – entendida como um estilo musical. A sigla passou a ser aplicada à músicas não-elétricas, que surgiram após a ‘reformulação’ da Bossa. Quanto aos artistas e público do gênero, estes foram em grande maioria ligados aos estudantes e intelectuais da época.