MDF

Medium Density Fiberboard

MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard – placa de fibra de madeira de média densidade, em tradução livre para o português. Trata-se de um material uniforme, plano e denso, não possuindo nós. Derivado da madeira, inclusive, um ótimo substituto para a mesma, é empregado principalmente em móveis, exceto quando é necessário uma maior rigidez.

O produto que surgiu no início dos anos 1970, mas tornou-se popular no Brasil apenas na metade da década de 1990, é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. A madeira passa por um processo de desfibração, e estes são cozidos no vapor e na pressão, se separando uniformemente. Por fim são ligados com resinas e passam por um processo de calor e prensagem que lhe dá o tamanho desejado.

Algumas de suas características são superiores às do aglomerado, ambos possuem boa estabilidade e grande capacidade de adsorção de tinta. É um material com várias aplicações e substitui com vantagens a própria madeira em muitas delas.

Existem vários tipos de chapas de MDF, por exemplo, as resistentes ao fogo, a água, as com maior quantidade de plástico, e etc.