LDL

Low Density Lipoproteins

LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que em tradução livre para o português significa proteínas de baixa densidade. Também chamado de ‘mau colesterol’, o LDL é responsável por transportar o colesterol do fígado promovendo o depósito da gordura nas paredes das artérias, o que ocasiona em danos aos vasos sanguíneos.

O LDL corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quando ele está alto, ocasiona o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias e, consequentemente, o torna diretamente relacionado as doenças cardíacas. Quando seus níveis são iguais ou superiores a 130 mg/dl é considerado o risco de formação de placas de ateromas, que diminuem a passagem de sangue nos vasos podendo levar ao infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

As causas para um diagnóstico de níveis elevados de LDL são normalmente fatores hereditários, sedentarismo, dieta e idade. O tratamento é feito basicamente com mudanças significativas no hábito alimentar, pratica regular de exercícios físicos, além do uso de medicações específicas que devem ser prescritas pelo médico. O maior perigo do ‘mau colesterol’ é o fato do mesmo não apresentar nenhum sintoma, o recomendável é a realização de exames laboratoriais de rotina – principalmente à indivíduos com fatores de riscos associados, como hipertensão, diabetes, tabagismo ou com histórico familiar de colesterol elevado.