Liquid Crystal Display
LCD é a sigla de Liquid Crystal Display – tela de cristal líquido, em tradução livre para o português. Trata-se de um painel fino utilizado para exibir imagens, vídeos e textos em dispositivos como monitores de computador, GPS, câmeras digitais, celulares, televisores, etc.
O LCD consiste de um líquido polarizador da luz, controlado eletricamente, que se encontra comprimido dentro de celas entre duas lâminas polarizadoras – alinhadas perpendicularmente entre si. Cada cela é provida de contatos elétricos que permitem que um campo elétrico seja aplicado ao líquido. Já o pixel de um LCD é constituído de uma camada de moléculas alinhadas entre dois eletrodos transparentes e dois filtros polarizadores.
A tecnologia distingue-se dos antigos CRT (tubos de raios catódicos) pela portabilidade, leveza e menor consumo de energia elétrica – podendo ser utilizado em aparelhos portáteis alimentados por bateria. Um monitor LCD, por exemplo, tem um tela plana e fina que elimina as distorções de imagem existentes nos monitores de tela curva (CRT), entretanto, seu ângulo de visão é limitado e a resolução é inconstante.