LASER

Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation

Laser é a sigla de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação). Um laser é um dispositivo que emite radiação eletromagnética (luz) com três características fundamentais:

  • Monocromática – A luz liberada tem cor específica, o que significa que seu comprimento de onda é bem definido;
  • Coerente – O feixe de luz é composto por fótons que estão em fase, ou seja, estão temporal e espacialmente alinhados entre si;
  • Colimada – O feixe de luz é extremamente estreito e concentrado, e os raios são quase paralelos entre si, o que faz com que se espalhem muito lentamente ao longo da sua propagação.

Devido às suas propriedades, o laser encontra aplicação nas mais diversas áreas. Ele é utilizado na medicina (cirurgias, combate à dor e às inflamações), na fisioterapia, nos tratamentos estéticos (depilação, remoção de tatuagens), na indústria (para corte de metais, medição de distâncias), nas telecomunicações (fibras óticas), na pesquisa científica (física atômica, estudos quânticos, pinças ópticas) e também no nosso cotidiano (leitor de código de barras, aparelhos de CD, DVD e Blu-Ray).

Embora o laser em si não tenha sido criado por Albert Einstein, a invenção é creditada a ele porque foi Einstein quem descobriu a emissão estimulada, efeito físico indispensável para a obtenção do equilíbrio térmico entre radiação e matéria, e, portanto, fundamental para o funcionamento do laser.