Joint Photographic Experts
JPEG (ou JPG) é a sigla de Joint Photographic Experts Group. Trata-se de um dos padrões mais populares da internet, disponibilizado em 1983 por um grupo que leva o mesmo nome. Usado para comprimir imagens fotográficas, o formato alia duas características importantes: oferece níveis regulares de qualidade de imagem e gera arquivos menores.
O grau de redução é regulável, o que permite escolher o tamanho de armazenamento e o nível de qualidade. Normalmente se obtém uma compressão – eliminação de dados redundantes nos arquivos – com perdas imperceptíveis. No caso de imagens, é possível usar o método de forma que a retirada de informações não prejudique o resultado final. Quanto maior o nível de compressão, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será a qualidade da imagem.
O JPEG é capaz de trabalhar com quase 16,8 milhões de cores. Tal propriedade, aliada à capacidade de compressão, faz do formato uma excelente opção para a distribuição de imagens, além de ser muito utilizado para a geração de fotos em câmeras digitais. Isso porque, mesmo havendo perdas de qualidade, esta costuma ser pouco ou nada perceptiva. No caso de atividades profissionais, é recomendável o uso de formatos que preservam a qualidade.