IP

Protocolo de Internet

IP é a sigla de Internet Protocol – Protocolo de Internet, em tradução livre para o português. Trata-se do principal protocolo de comunicação da internet. Resumindo, é um endereço formado por um conjunto de números que identificam um dispositivo na rede. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela rede mundial de computadores. Tais pacotes são os blocos de informações enviados na internet algo similar as cartas enviadas pelo serviço de correios.

Os pacotes da internet são divididos em duas partes: cabeçalho, que, como um envelope, possui as informações de endereçamento; e dados, que é a mensagem, propriamente dita, a ser transmitida. Cada computador na internet possui um IP único, que é o meio em que as máquinas usam para se comunicarem na internet. Para um melhor aproveitamento dos endereços de equipamentos em rede, utiliza-se os domínios. Cada endereço de domínio é convertido em um endereço IP pelo DNS. Este processo de conversão é conhecido por ‘resolução de nomes’.

Por ordem judicial, as operadoras de internet podem ser obrigadas a fornecer os dados dos usuários a partir do número do IP. Com tais dados, é possível localizar o usuário que cometeu um ato ilícito, por exemplo. Apesar de muita gente ainda acreditar que está anônimo enquanto navega e, portanto, livre para praticar crimes, é importante saber que com tais dados, é possível localizar o usuário que cometeu um ato ilícito.