IDH

Índice de Desenvolvimento Humano

IDH é a sigla de Índice de Desenvolvimento Humano. Trata-se de uma medida comparativa que tem o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Usada para classificar os países pelo grau de desenvolvimento (desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos), este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. A estatística é composta a partir dos seguintes fatores: expectativa de vida ao nascer (longevidade), anos médios de estudo (educação) e o PIB per capita (como um indicador do padrão de vida).

Desenvolvido em 1990 pelos economistas Amaetya Sen e Mahbub ul Haq, o relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU. O índice vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano pleno). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país, a cidade, estado ou região.

Apesar de ampliar e fomentar o debate acerca do tema desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não mede o grau de ‘felicidade’ das pessoas, nem indica ‘o melhor lugar no mundo para se viver’. A pretensão do índice é a de ser uma medida geral, sintética. Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são incorporados para o cálculo.