ICIJ

International Consortium of Investigative Journalists

ICIJ” é a sigla para “International Consortium of Investigative Journalists” que, numa tradução livre para o português, significa “Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação“. Constituída por cerca de 190 jornalistas de mais de 65 países, o ICIJ é uma
organização que tem como objetivo desvendar casos que precisam de uma profunda investigação jornalística.
Tutelado pelo Centro para a Integridade Pública, o ICIJ foi fundado pelo jornalista americano Chuck Lewis em 1997. O fato da organização ser tutelada serve para o seu o papel de jornalismo fiscalizador ser reforçado, na qual é focada em questões transnacionais, como as influências de figuras poderosas no mundo dos negócios e da política, a criminalidade além-fronteiras e a corrupção. Dividido entre a Irlanda e a Austrália, o ICIJ hoje é dirigido por Gerard Ryle, um jornalista de investigação com 26 anos de carreira.
Em conjunto com os repórteres e editores do ICIJ, o Centro para a Integridade Pública fornece recursos em tempo real a jornalistas do mundo todo através de especialistas em registos públicos e advogados. Para produzir conteúdos, os jornalistas trabalham com os homólogos de outros países e com a equipa da sede em Washington.